Alimentação de Tarântulas


O que as tarântulas de estimação comem?
Tarântulas em cativeiro são muito fáceis de alimentar, mas uma dieta de insetos é fundamental. Grilos e baratas são os alimentos mais comuns para essas aranhas.

Você pode alimentar sua aranha com apenas um ou dois grilos por semana, esse animais possuem o metabolismo muito lento, logo, demoram para fazer a digestão da alimentação. Eu sempre aconselho o tutor do animal a fazer uma tabela nutricional da sua aranha; Ou seja, registrar quais são os alimentos mais nutritivos, menos nutritivos, mais gordurosos e menos gordurosos; Com isso, você terá um controle melhor da alimentação de sua aranha e ver as necessidades de alimentar mais vezes (ou não) na semana.

Você não precisa se preocupar com a alimentação excessiva de sua tarântula de estimação. Ela vai comer de acordo com suas próprias necessidades. Caso a tarântula não coma o alimento logo que inserido no recinto, eu aconselho sempre fazer a remoção do mesmo, ja que o inseto ficara andando e perambulando por todo terrário, estressando a aranha.

Não tenha medo se sua tarântula não comer por um curto período de tempo. Elas podem sobreviver por meses sem comer a comida que você fornece. Sua aranha pode passar por períodos de jejum muito longos, dependendo de suas necessidades alimentares.

VERTEBRADOS X ARANHAS

Existia um mito em que se falava da questão de alimentar as tarântulas com pequenos vertebrados; Acreditava-se que se as tarântulas fossem alimentadas com animais vertebrados em grande quantidade, o CALCIO que esses animais tem, faria mau para a aranha, podendo levar a morte. Esse mito ja foi quebrado e hoje sabemos que alimentar tarântulas somente com animais vertebrados, nao fará muito diferença para o animal. Nós aconselhamos que sempre sejam fornecidos NEONATOS (Filhotes de roedores), ja que eles não são tão grandes e corta o risco de acabarem machucando ou matando sua tarântula na hora do bote, coisa que um rato adulto, faria facilmente com seus dentes ou unhas. Não aconselhamos o uso de ratos adultos também, pois, por acabarem sendo maiores, a aranha vai demorar muito para digerir o alimento.

Ref: clique aqui / clique aqui


Sua tarântula deve ter um prato de água raso e resistente. O prato não deve ter mais de 3 cm de profundidade. Água fresca deve ser fornecida diariamente.  

Você pode perceber que seu animal de estimação não bebe muita água. Não se preocupe, as tarântulas absorvem muita da sua umidade necessária da comida.

Saiba mais sobre o fornecimento de agua para tarântulas em: CLIQUE AQUI

4 comentários Adicione o seu

  1. tocatarantulas disse:

    Show Gabriel, quando possível nos mande uma foto do animal no nosso instagram, ficarei muito feliz em poder ver o seu animal. abraços.

    Curtir

  2. gabrielle leams disse:

    Oi, boa noite. Não tenho Instagram… mas vou explicar alguns fatos aqui.
    A tarântula eu achei dentro de casa com cerca de 5cm. Ela estava muito machucada, com pernas faltando e um “amassado” no abdômen. Fiquei com pena e ia matar para que ela não sofresse mais. No entanto, meu primo que estava de visita me disse que aranhas se regeneravam e decidi pesquisar mais sobre. Depois de muito estudar, resolvi que iria ajudar a aranha alimentando-a e mantendo numa caixa acrílica com fibra de coco até as pernas voltarem. Também tratei o abdômen fechando a ferida com um tipo de cola que agora esqueci o nome. Depois de 1 ano ela já tinha as perninhas todas no lugar. Fui cuidando com o intuito de soltar, mas já tinha criado apego à bichinha, rs. E foi indo…um ano após outro.
    Até hoje.
    Mas fiquei sabendo que não é permitido ter esse animal como pet esse mês. Burra fui eu de não ter me ligado nisso, achava que cuidar de um tipo de aranha tão endêmica, que é considerada “praga” em vários lugares e que a grande maioria das pessoas mata dezenas por dia não era considerado uma infração. Então eu a soltei dentro do meu quintal (tem acesso livre à mata), perto de uma toca que eu mesma escavei para ela e que ela não demorou pra achar. Coloquei um gafanhoto perto da entrada da toca para checar se ela sabia se virar e sim, ela prontamente agarrou o inseto quando ele encostou nela. Ela ainda permanece na toca e eu vou vê-la dia sim, dia não, para me desapegar, mas hoje já vi ela indo embora em direção à mata. Espero que algum dia seja legalizada a criação desses bichinhos maravilhosos aqui no Brasil, sinto falta da minha pernudinha. Se você puder apagar esse e o meu outro comentário anterior eu agradeceria.

    Curtir

    1. tocatarantulas disse:

      Linda história hein…. e parabéns por ter cuidado da pernudinha tão bem… e isso aí 💚💚🕷🕷

      Curtir

  3. gabrielle leams disse:

    Me desculpe o texto grande …depois vi que algumas partes tinham ficado confusas, escrevi com pressa.

    Curtir

Deixe um comentário