Tapinauchenius violaceus

Tapinauchenius violaceus – (Mello-Leitão 1930), também conhecida como “Tarântula roxa das arvores”. Ela é coberta com cerdas aveludadas de aparência sedosa que, na luz certa, fica uma cor roxa metálica brilhante. Um segundo elemento incomum desta aranha, são as pequenas “covinhas” no abdômen, que podem se tornar cada vez mais visíveis à medida que os espécimes crescem. Ela é uma aranha muito bonita para se admirar, no entanto, ela pode ser muito rápida e imprevisível. Quando essa espécie foi descrita em 1930 por Mello-Leitao, ela foi colocada como Ephebopus violaceus, no entanto, após muitos estudos, em 2008 ela foi reclassificada como Tapinauchenius violaceus por West et al. Recentemente também, esse animal foi transferido de subfamília, de Aviculariinae para Psalmopoeinae.


INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS

Nome científico: Tapinauchenius violaceus

Família: Theraphosidae

Subfamília: Psalmopoeinae

Tipo: Aranha arborícola.

Categoria: Tarântula do Novo Mundo.

Cerdas urticantes: Não.

Veneno: Dependendo da localização da picada e da quantidade de veneno que foi administrada, esta pode ser uma experiência muito dolorosa. No entanto, até o momento não há pesquisas científicas para confirmar a força do veneno.

Origem: Guiana Francesa e Norte do Brasil

Comprimento do corpo: ≤ 5/6 cm.

Envergadura de pernas: ≤ 11/13 cm.

Taxa de crescimento: Médio

Esperança de vida: 12 anos as fêmeas. Os machos morrem em torno de 3 a 4 anos.

Comportamento: Embora ela frequentemente escolha a rota de fuga, a Tapinauchenius violaceus tem uma reputação de ser muito defensiva e imprevisível. Esses animais às vezes ousam pular ou dar pequenos saltos na hora de fugir de um predador, ou até mesmo para a sua melhor locomoção. A provocação persistente pode levar irrevogavelmente a várias picadas consecutivas.


INFORMAÇÃO GERAIS

A Guiana tem um clima tropical, com pouca mudança de temperatura sazonal. As temperaturas são bastante constantes, com temperatura média na Guiana é de 27,0 °C. A temperatura máxima mais quente é de 31 °C em setembro, outubro. A umidade tem uma média de 70% durante todo o ano. O mês com o tempo mais seco é setembro. A umidade relativa do ar para um ano médio é registrada em 72,5% e, mensalmente, varia de 69% em setembro, outubro, novembro a 77% em junho. A temperatura média no Brasil é de 21,5 °C. A temperatura máxima mais quente é de 30 °C em setembro. A temperatura média mais fria mínima/ baixa é de 11 °C em junho, julho. A umidade relativa do ar para um ano médio é registrada em 68,3% e, mensalmente, varia de 48% em setembro a 80% em janeiro.

Fatores ambientais:

Temperatura: 24-27 ° C

Umidade: 65-75%.

Deixe um comentário