
Typhochlaena seladonia – (C. L. Koch, 1841), ou conhecida popularmente como Tarântula joia brasileira, é provavelmente a tarântula mais bela da Terra, embora não sejam frequentemente vistas (quando mantidas em cativeiro e também na natureza), são uma das aranhas mais lindas que se conhece até o dia de hoje. Um aranha de alçapão arborícola anã impressionante, cheia de cor e coragem. Elas compõem seus alçapões como um artista pintando sua própria casa. A T. seladonia arranca pedaços de casca e líquen da árvore na qual estão construindo o alçapão para construir uma pele (tampa) altamente camuflada. Elas são comedoras vorazes e caçam de maneira incomum para uma tarântula arbórea. Elas esperam em seu alçapão que a presa apareça e pulam do alçapão para agarrar seu alimento e rapidamente recuam para dentro da toca.
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS
Nome científico: Typhochlaena seladonia
Família: Theraphosidae
Subfamília: Aviculariinae.
Também conhecido como: Tarântula Joia Brasileira
Tipo: Aranha arborícola.
Categoria: Tarântula do Novo Mundo.
Cerdas urticantes: sim (abdômen).
Veneno: Talvez fraco. Não há pesquisas científicas para confirmar isso.
Area de ocorrência: Bahia e Sergipe – Brasil (devido ao estudo limitado e à impossibilidade de localizar, sua verdadeira extensão de distribuição ainda é desconhecida).
Comprimento do corpo: ≤ 2-3 cm.
Envergadura de pernas: ≤ 4-5 cm.
Taxa de crescimento: Médio.
Expectativa de vida: As fêmeas podem atingir a idade de 10 a 12 anos. Os machos vivem de 3 a 5 anos.
Comportamento: Em caso de estresse ela correrá, diferente das tarântulas da Subfamília Theraphosinae as aranhas da subfamília Aviculariinae não lançam cerdas urticantes, soltando-as apenas por fricção não própria. Elas fazem belas tocas de alçapão sob os troncos das arvores, camufladas com o que podem encontrar ao seu redor. Os pequenos saltos que eles fazem são notáveis. De modo geral, essa espécie pode ser considerada uma espécie bastante calma e tranquila.
INFORMAÇÃO GERAIS
Elas são encontrada principalmente em uma espécie de árvore chamada Curatella americana, sob a casca e em interseções de galhos próximos à parte inferior das árvores. Clima tropical com flutuações sazonais mínimas. As temperaturas variam de aproximadamente 26-30°C durante os meses mais quentes, e 20-24°C nos meses mais frios. Chuvas moderadas durante todo o ano com aumento da precipitação entre março e julho.
Fatores ambientais
Temperatura: 26-30 ° C (dia), 20-24 ° C (noite).
Umidade: 70-85%.




