
Bumba horrida (Schmidt, 1994), ou Tarântula Ruiva Brasileira. Coberta com cerdas pretas aveludadas brilhantes pelo seu corpo e um cefalotórax tipicamente bem alaranjado, esta é uma aranha muito bonita e imponente do Brasil. São aranhas fossoriais, ou seja, elas gostam bastante de viver enterradas, dentro de suas tocas. Elas são caçadoras muito afiadas, estarão sempre a espreita em suas tocas, esperando que uma presa passe. Bumba é um gênero de tarântula nativa das Américas, compreendendo apenas quatro espécies conhecidas. Como a maioria das espécies da subfamília Theraphosinae, elas possuem cerdas urticantes, e caso se sintam fortemente incomodadas, com certeza lançaram elas ao ar.
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS
Nome científico: Bumba horrida
Subfamília: Theraphosinae
Tipo: Terrestre
Categoria: Tarântula do novo mundo.
Cerdas urticantes: Sim
Veneno: Provavelmente fraco, no entanto, nenhuma pesquisa científica valiosa foi feita ainda.
Origem: Norte do Brasil e Venezuela
Comprimento do corpo: ≤ 2,5 cm.
Envergadura: ≤ 4-5cm.
Taxa de crescimento: Média
Expectativa de vida: As fêmeas podem viver por volta dos 12-15 anos de idade. Os machos têm uma vida útil mais curta, algo em torno dos 4 anos.
Comportamento: Provocação persistente pode resultar no uso de suas cerdas. A fim de detectar suas presas facilmente, elas criarão uma teia quase invisível e emaranhada na superfície na entrada de sua toca. São conhecidas por serem geralmente calmas, no entanto, o temperamento varia muito de individuo para individuo.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Condições ambientais
Temperatura: 26-28°C (dia), 22-24°C (noite).
Umidade: 65-75%.
OBS: Tenha em mente que o animal vai sempre se proteger e abrigar em tocas rochosas, muitas vezes em cupinzeiros ou em troncos de arvores caídos, logo, a variável de temperatura e umidade local, pode variar.
Imagens por: Diego Jiménez
